sexta-feira, 30 de março de 2012

O que é lente 50mm? E 35mm? É zoom? Desvendando distância focal


Ontem me perguntaram:

"essa máquina aí tem zoom ótico de quanto?!"

Não condeno, a mídia e a publicidade de câmeras em geral vendem megapíxels e zoom ótico. Quanto maior esses dois números, melhor.

Conheça nosso podcast para fotógrafos iniciantes

Ocorre que câmeras do tipo DSLR possuem o atributo de ter lentes intercambiáveis, ou seja, você troca a lente de acordo com o que lhe convém na hora de fazer a foto. "Aí é que mora o perigo". A escolha da lente exige análise de vários fatores, um deles vamos focar aqui nesse texto, visando responder a pergunta que ilustra seu início. Me refiro à distância focal. Medida em milímetros, é a dúvida mais frequente entre 9 de 10 pessoas que estão entrando para o mundo da fotografia reflex.



Então vamos lá. Se eu posso trocar de lente, qual o zoom ótico de uma DSLR? Resposta: Depende da lente, oras! Simples assim. Mas como saber, de uma determinada lente, quanto ela aproxima a imagem? Eu costumo fazer uma conta simples de cabeça. Não é exata, e não é a única verdade no mundo, mas me dá uma noção rápida. Eu divido a distância focal por 30. Então, uma lente 600mm aproxima a imagem em 20x

Aí me perguntam "O que quer dizer lente fixa 50mm?" A resposta vem em forma de comparação: imagine a sua máquina compacta, que tem zoom ótico de 2x e, em dado momento, enquanto você "puxava o zoom" a máquina engripou um pouco antes do máximo, quase nos 2x. Isso é uma 50mm fixa numa DSLR.

Então, que vantagem se leva? Várias! Lentes fixas geralmente são melhores construídas que lentes zoom, mais claras (é possível fazer fotos com menos luz) dentre tantas outras vantagens que citaremos mais tarde, em outro texto.

"Mas e uma 18-200 o que faz?" Bom, essa é uma lente zoom, ou seja, lentes que na hora de fotografar, eu posso variar sua distância focal. Então, se eu fizer a foto com 60mm estarei com "2x de zoom" e assim por diante. No seu máximo, os 200mm, estarei próximo de 6 ou 7x. Mas... e no mínimo? Bom, aí um conceito estranho, mas possível. Estarei com um zoom "negativo", ou seja, mesmo estando bem próximo do assunto, a imagem registrada é como se estivesse mais longe. Difícil explicar, mas são chamadas de lentes grande angulares.

Vamos ver essas comparações, que são o melhor exemplo que encontrei na internet sobre o assunto. As fotos foram feitas em um estádio de futebol americano, de um lado da arquibancada, apontando para a arquibancada oposta. Aproveitei-as de uma apostila, de autoria de Adriana B. Ferreira Cunha, da UFMG.

30mm

Veja que com 30mm a imagem é praticamente a que vemos a olho nu.


50mm
Agora, com 50mm já aproximou um pouco.


135mm

300mm

Veja que com 300mm a imagem já tem uma aproximação considerável



1000mm
E aqui, com 1000mm vemos perfeitamente o casal, que sequer vemos com 30 ou veríamos a olho nu...


Bom, é isso. Acho que deu pra ter uma noção do que é a distância focal. Ainda com dúvida? Escreve um comentário aí embaixo.

A grande angular? tá bom, está aí uma foto com 7,5mm

7,5mm


Percebe como a imagem fica como se estivesse mais longe que a olho nu? Quase se vê o pé do fotógrafo, e a arquibancada oposta fica praticamente invisível...

Até a próxima!

Ah, não esqueça de visitar nossa loja!


Click!

Ditulis Oleh : Adalberto // 14:31
Kategori:

18 comentários:

  1. Parabéns, muito bom texto. Ainda nem iniciante no mundo da fotografia sou, pois estou efetuando a compra da minha primeira máquina (D5100), e estou pesquisando sobre lentes e me ajudou bastante este post. Parabéns novamente.

    Abraços

    Tiago Canteri

    ResponderExcluir
  2. então a distância de 30mm é a o "padrão"? e menos que isso significa mais assunto enquadrado?

    ResponderExcluir
  3. Grato pelos elogios, Tiago.

    Anônimo, sim. Menos que isso, é mais assunto enquadrado. mais do que o olho humano enquadra...

    ResponderExcluir
  4. Adalberto,
    Tenho uma Canon 7D, com lente 15-85f/3.5 5.6. Pretendo adquirir outras lentes; pensei nas seguintes lentes: 85mmf/1.2L II USM full -- 100mm f/2.8L Macro IS USM -- EF 70-200mmf/2.8L IS II USM.
    Qual teria mais utilidade, visto que gosto muito de paisagem, pescaria, e também família/festinhas?

    ResponderExcluir
  5. Com aquela lente básica (acho que é a 50mm ou 30mm) que já vem com algumas DSLR como a Nikon D3100, não conseguimos fotografar coisas que estejam em uma distancia maior, como por exemplo um pássaro que está na copa de uma arvore?

    Estou pesquisando para comprar minha primeira DSLR, mas me surgiu essa duvida sobre o "zoom" das lentes...

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Ingrid. A lente que vem com a D3100 tem uma aproximação máxima de menos de 2x....... você teria que comprar a câmera com a lente que vem nela MAIS uma 55-200 ou uma 70-300, dependendo do que couber no seu bolso. A primeira vai te dar uns 8x e a sgunda, um máximo de 10x

      Excluir
    2. Muito obrigada por me responder Adalberto! Ajudou muito a esclarecer minha duvida! Valeuuuuu! :)

      Excluir
  6. Uma duvida que me corrói por muito tempo é :
    da onde vem os mm das lentes? que medida é essa? é a distancia da lente até o sensor? é a espessura do vidro? é tamanho da lente? o que é afinal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é complexo, mas dá pra entender.

      toda imagem é captada pelo sensor de ponta cabeça. Então a loz passa pela lente e vai convergindo para um ponto de foco. Naquele ponto a imagem está se invertendo e começa a se abrir invertida, até chegar ao sensor.

      A distância de onde toda a luz converge e inverte até o sensor, é a distância focal.

      Por isso temos lentes 300mm enormes (e caras) e lentes 300mm com um palmo.

      veja a imagem do link abaixo para entender melhor. na imagem, o sensor é a linha azul.

      http://4.bp.blogspot.com/_L0Yhjy8bLb0/TFoP1BX_WqI/AAAAAAAAMuk/6_8KLPqVKgs/s1600/distancia%2Bfocal.jpg

      Excluir
    2. Valeu muito obrigado pela resposta, deu para entender certinho.
      Continuem com o trabalho pois tenho certeza que tem ajudado muito gente.

      Excluir
  7. Parabéns pela generosidade Adalberto, muito boas as explicações!

    ResponderExcluir
  8. Tenho uma Canon T3i que veio com a lente 18x55mm. Gostaria de aumentar o zoom para tirar fotos de paisagens e festinhas. Estou pensando na 55x250mm, o recomenda.

    Parabéns pelo excelente texto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, pesquise melhor quanto a real necessidade de se ter mais zoom para paisagens e festinhas, pois na maior parte do tempo elas não são utilizadas. Experiência própria: tenho uma 18-55, uma 35mm fixa e uma 55-200. Uso 65% do tempo a fixa, 30% a 18-55 e 5% a 55-200. Só a uso quando faço evento em Interlagos, pois preciso fotografar os carros na pista, com segurança.

      Mas, se realmente quer uma zoom, uma 55-250 será sim bem vinda. Uma 70-300 também pode ser considerada (apesar de não saber se essa lente existe para o mundo Canon)

      Excluir
  9. Meus parabéns pelo pos, estava aqui pesquisando quebtipo de lente comprar pra ter zoom e tive uma aula.
    Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  10. Tenho uma Canon sx400Is com zoon optico de 30 vezes, mas quero uma dsrl e tinha muita duvida neste quesito, pois adoro fotografat passaros e preciso do zoon.

    ResponderExcluir

 
Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.